Uma dieta low carb é uma dieta com limite de carboidratos, primeiramente encontrado em alimentos açucarados, massas e pães. Sem ingerir carboidratos, você foca em alimentos e vegetais ricos em proteína.
Estudos mostram que a dieta Low Carb resulta na perda de gordura e na melhora da saúde. Essa dieta já é utilizada a décadas e recomendada por vários médicos. Melhor ainda, não tem a necessidade de contar calorias ou usar produtos especiais, tudo o que você vai precisar é comer alimentos que contribuam para uma dieta completa, nutritiva e satisfatória.
 |
Prato de peixe e legumes. |
O que é Low Carb?
A dieta low carb se resume em ingerir menos carboidratos e aumentar o consumo de proteínas e gorduras.
Por décadas, fomos informados de que a gordura é prejudicial à nossa saúde. Enquanto isso, produtos “dietéticos” com baixo teor de gordura, muitas vezes cheios de açúcar, inundavam as prateleiras dos supermercados. Isso coincidiu com o início da epidemia de obesidade e, em retrospectiva, foi provavelmente um grande erro. Embora a proliferação de produtos com baixo teor de gordura não prove a causa, está claro que a mensagem com baixo teor de gordura não evitou o aumento da obesidade e acreditamos que isso contribuiu.
Estudos agora mostram que não precisamos ter tanto medo da gordura natural. Em vez disso, na dieta low carb você não precisa ter medo da gordura. Basta minimizar a ingestão de açúcar e amidos, tenha certeza de que está consumindo proteínas de boa qualidade e você poderá comer gordura natural nas suas refeições.
Estudos ainda mostram que a low carb facilita a perda de gordura e ajuda a controlar o açúcar no sangue, entre outros benefícios.
O básico da dieta
O que comer: Carne, peixes, ovo, vegetais que crescem acima do solo, e gorduras naturais.
O que evitar: Açúcar e alimentos ricos em amido (pães, massas, arroz, batatas, etc.)
Coma quando estiver com fome e pare quando estiver satisfeito. É bem simples. Não tem a necessidade de contar as calorias ou pesar a sua refeição.
Atenção: embora uma dieta baixa em carboidratos tenha muitos benefícios comprovados, ainda é controversa. O principal perigo potencial diz respeito a medicamentos, especialmente para diabetes, onde as doses podem precisar ser adaptadas (veja acima). Discuta quaisquer mudanças na medicação e mudanças relevantes no estilo de vida com seu médico.
Benefícios da dieta low carb
Perda de peso
A maioria das pessoas começa a comer menos carboidratos para perder peso. Estudos demonstraram que as dietas com baixo teor de carboidratos são pelo menos tão eficazes - senão mais eficazes - do que outras dietas.
Baixo teor de carboidratos torna mais fácil perder peso sem fome e sem ter que contar calorias.
De acordo com estudos recentes, uma dieta baixa em carboidratos pode até mesmo resultar na queima de mais calorias do que outras dietas.
Reverter Diabetes tipo 2
As dietas com baixo teor de carboidratos podem ajudar a reduzir ou até mesmo normalizar o açúcar no sangue e, assim, reverter potencialmente o diabetes tipo 2.
Como observa a American Diabetes Association, a redução de qualquer nível de carboidratos é provavelmente uma ferramenta eficaz para o controle do açúcar no sangue.
Uma intuição agradecida
Baixo teor de carboidratos pode ajudar a acalmar o intestino mal-humorado, geralmente reduzindo os sintomas da síndrome do intestino irritável, como inchaço, gases, diarreia, cólicas e dor.
Às vezes, indigestão, refluxo e outros problemas digestivos também podem melhorar.
Para alguns, esta é a melhor parte de consumir menos carboidratos e geralmente acontece nos primeiros dias, ou na primeira semana, após o início da dieta
Reduz os desejos de açúcar
Você está lutando para ficar longe de alimentos doces, embora tente comê-los com “moderação”? Muitas pessoas o fazem.
Possíveis efeitos colaterais em uma dieta baixa em carboidratos
Se você parar de comer açúcar e amido (recomendado), poderá sentir alguns efeitos colaterais conforme seu corpo se ajusta. Para algumas pessoas, esses efeitos colaterais são leves, enquanto outras acham a transição mais difícil. Os sintomas geralmente duram alguns dias, até duas semanas, e existem maneiras de minimizá-los (veja abaixo).
Outra opção é diminuir a ingestão de carboidratos lentamente, ao longo de algumas semanas, para minimizar os efeitos colaterais. Mas o “jeito Nike” (Just Do It) pode ser a melhor escolha para a maioria das pessoas. Remover a maior parte do açúcar e do amido geralmente resulta na perda de vários quilos na balança em poucos dias. Isso pode ser principalmente fluidos, mas ainda pode ser ótimo para motivação.
Aqui estão os efeitos colaterais que podem ocorrer quando você inicia repentinamente uma dieta baixa em carboidratos.
A gripe de indução de baixo teor de carboidratos, também conhecida como gripe de indução de ceto
De longe, o efeito colateral mais comum de curto prazo é chamado de gripe de indução. É o que faz algumas pessoas se sentirem mal por alguns dias (até uma semana) depois de começar com baixo teor de carboidratos.
Aqui estão os sintomas comuns:
Dor de cabeça
Fadiga
Tontura
Náusea
Irritabilidade
Esses efeitos colaterais diminuem rapidamente conforme seu corpo se adapta e sua queima de gordura aumenta. Em uma ou duas semanas, eles geralmente desaparecem.
A principal razão para isso pode ser que os alimentos ricos em carboidratos podem aumentar a retenção de água em seu corpo.
Quando você para de comer alimentos ricos em carboidratos, perde o excesso de água pelos rins. Isso pode resultar em desidratação e aumento da perda de sódio durante a primeira semana, antes que o corpo se adapte, resultando nos sintomas acima.
Você pode minimizar a indução da gripe bebendo mais líquidos e aumentando, pelo menos temporariamente, a ingestão de sal. Uma boa opção é beber uma xícara de caldo / caldo uma ou duas vezes ao dia. Isso geralmente mantém a gripe de indução menor ou mesmo inexistente.
Como alternativa, beba mais alguns copos de água e coloque mais sal na comida.
Apesar de ser uma dieta muito indicada para quem quer perder peso, a low carb precisa do acompanhamento de um profissional, fazer por conta pode gerar riscos para sua saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário